Como passar em concursos para Enfermeira?

Olá, meu nome é Carol Teles, sou Enfermeira graduada e mestre pela USP de Ribeirão Preto, atualmente trabalho na Prefeitura de Ribeirão Preto, sou professora no IIESAU e já passei em mais de dez concursos de enfermagem.

Afinal de contas, como consegui passar em vários concursos para Enfermeira ao longo da minha carreira? Então, um dos motivos que sempre me levou a ir bem nos concursos, claro além de estudar bastante, foi ter o conhecimento para resolver as questões de cálculo de medicamentos. E essa é a dificuldade da maioria das pessoas.

Ana Carol destaque de capa do Jornal A Cidade (Ribeirão Preto)

Alguns alunos até brincam, que optaram em fazer enfermagem porque não tem matemática. Mas a gente sabe que isso não é verdade, nós precisamos (e muito) da matemática.
Pelo fato de muitos profissionais terem uma certa deficiência em cálculo e matemática, é tão importante investirmos em um curso, para nos aperfeiçoar em relação a esse tema, para melhorar nossa prática profissional, melhorar o modo como trabalhamos e pra isso ter um impacto positivo na vida das pessoas.

Por que eu deveria fazer um curso de cálculo de medicamentos?

Em primeiro lugar, muitas pessoas não sabem, mas de acordo com o Código de Ética da Enfermagem (RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017), que foi reformulado em 2017, é obrigatório conhecermos a ação dos medicamentos. Precisamos ter o conhecimento dos medicamentos para poder administrá-los.
Quantas vezes na prática profissional a pessoa vai ministrar o medicamento e ela não sabe exatamente qual será a ação deste medicamento. E isso não deveria acontecer.
Outro ponto, o Art. 78 do Código de Ética, afirma o seguinte: “Administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.”

Então, no mínimo, o profissional de enfermagem, seja enfermeiro, técnico ou auxiliar, precisa conhecer mais sobre a medicação, sua ação, a via de administração, os riscos e efeitos que ela pode apresentar. Sem ter este conhecimento, o profissional não poderia administrar nenhum tipo de medicamento. Mas como nós bem sabemos, profissionais ministram medicamentos sem conhecer o básico todos os dias. E isso é muito grave!

Não fizemos enfermagem para sair no plantão policial né?

Outro sério motivo pelo qual devemos fazer um curso de cálculo de medicamentos, é pra evitar erros e danos à saúde de nossos pacientes. Porque um erro de dosagem na administração do medicamento pode ser fatal. Imagina para a nossa carreira, se levarmos um paciente a óbito por causa de uma medicação que calculamos a dose errada. Isso tem um impacto enorme não só na nossa vida profissional, mas principalmente na nossa vida pessoal. Existem vários casos reais que lamentavelmente, levaram pacientes a óbito, por descuidos do profissional de enfermagem.

Matérias destacando erros fatais de profissionais de enfermagem.

E finalmente voltamos ao ponto que iniciamos, ressaltar a importância do cálculo de medicamentos para se destacar em provas de emprego e concursos públicos.

Porque infelizmente não vamos conseguir um emprego somente com o diploma e a carteirinha do conselho. Quando estamos nos candidatando a uma vaga de emprego, muitas vezes somos submetidos a uma prova neste processo de seleção. Se não conseguimos fazer um cálculo básico nesta prova, muito dificilmente este hospital ou esta empresa vai nos admitir como funcionário. Eles precisam zelar pela vida dos pacientes, eles precisam de profissionais que saibam o que estão fazendo. Sabemos que o mercado de trabalho apresenta grande concorrência e saber efetuar questões de cálculo de medicamentos é um grande diferencial.

Ter o conhecimento em cálculo de medicamentos também pode ser seu grande diferencial em muitos concursos. Dependendo da prova, uma questão de cálculo de medicamentos que você acerta, pode deixar 300 candidatos pra trás.

Curso de Cálculo de Medicamentos em Saúde

E é pela grande relevância e importância em adquirir conhecimento em cálculo de medicamentos, que estou com o curso de Cálculo de Medicamentos para Saúde, ministrado no IIESAU. Deixo aqui o meu convite, em realizar o curso aqui conosco, pois tenho certeza que será de muito bom proveito. Vocês vão aprender bastante a respeito de como efetuar cálculos de medicamentos, como trabalhar as questões de farmacologia para se sentirem seguros e, com certeza, tornarem profissionais mais qualificados, com maiores chances no mercado de trabalho.

Por Carol Teles
Enfermeira e Mestre pela EERP/USP, ex-docente do curso de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto e atualmente Enfermeira na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Aprovada em mais de 10 concursos.