Curso de Pós-Graduação em Engenharia Clínica
Coordenação: Bruno Henrique Godoi Lourenço
Titulação: Especialista
Modalidade: Híbrido (conteúdo teórico online e prático presencial)
Duração: 12 meses
Carga Horária: 380 horas
Início: 03 de Abril
Com os intensos avanços tecnológicos, surge a necessidade de formar profissionais qualificados e melhor preparados para atuar no gerenciamento das tecnologias médicas/hospitalares, seguindo as diretrizes normativas vigentes e as melhores práticas de gestão, a qual incorpora todo o processo de incorporação de uma tecnologia: Especificação, Negociação, Contratos, Logística, Insumos, Instalação, Calibração. Manutenção e Desativação.
Para quem é a pós em Engenharia Clínica:
O curso busca aprimorar os alunos, sejam eles profissionais com formação em biológicas, humanas ou exatas, mas que atuem diretamente ou indiretamente com o mercado de tecnologias em saúde, com cargos de gestão ou mesmo técnicos, operacionais ou estratégicos, com o intuito de otimizar o uso de tais tecnologias, sob o ponto de vista técnico e também financeiro, garantindo sempre sua melhor eficiência, eficácia e efetividade seja para os operadores, seja para os pacientes.
Confira as principais vantagens de fazer o nosso curso.
Bruno Henrique Godoi Lourenço
Graduado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), MBA em Serviços de Saúde pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Especialista em Engenharia Biomédica com Ênfase em Engenharia Clínica pela Universidade Estácio de Sá. Coordenador do curso de Sistemas Biomédicos – IIESAU, Docente do Curso de Pós Graduação em Engenharia Clínica do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Docente do curso de Diagnóstico por Imagem – IIESAU, ampla experiência com engenharia clínica em estabelecimentos assistenciais de saúde e engenharia de campo para equipamentos de diagnóstico por imagem.
Conheça seus professores.
Adriano Tadeu Neves
Lattes
Atuação como responsável pelo gerenciamento das atividades em Departamentos de Engenharia Clínicas de instituições de Médio a Grande Porte em Hospital de Alta Complexidade. Desenvolvendo procedimento na manutenção preventiva, preditiva, corretiva, calibração, testes de segurança elétrica, qualificação de desempenho e a gestão de documentos das instalações e de profissionais. Vivência na gestão de contratos com fornecedores, acompanhamento de visitas técnicas e implantação de novos equipamentos pelos fabricantes, tenho prática na elaboração de relatórios técnicos e gestão de indicadores de desempenho e qualidade através de planilhas ou softwares dedicados. Possuo especialização em MBA Gestão da Saúde, Gerenciamento da Manutenção de Equipamentos pela UNICAMP, sou graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP, inglês intermediário, 52 anos. Atualmente em processo de conclusão de MBA em Gerenciamento de Projetos na Universidade Cruzeiro do Sul plataforma EAD.
Ana Carolina Silveira
Lattes
Experiência com gestão e desenvolvimento de equipes técnicas nas áreas de apoio das Instituições de Saúde. Há mais de 10 anos trabalhando com qualidade. Instrutora de treinamentos (EAD e presencial) sobre Gerenciamento de Riscos, LEAN Healthcare, Qualidade em Saúde, Formação de Avaliadores ONA, Formação de Avaliadores ISO 9001, Boas Práticas na Central de Material Esterilizado. Consultora e Assessora na área da saúde com foco em resultados. Convidada como Especialista na elaboração dos Manuais ONA versão 2020 e 2022.
Jefferson Jose Silva
Lattes
Graduado em Engenharia Elétrica pela faculdade Logatti, Pós-graduando em engenharia Clínica pelo Hospital Albert Einstein e Técnico de telecomunicações. Atua no setor de engenharia clínica desde 2014, onde se especializou no setor de diagnóstico por imagem nas Clínicas Ibimagem no interior paulista. Atuou como Gerente de engenharia clínica da companhia Hapvida, fazendo a gestão do setor de mais de 80 unidades entre hospitais e clínicas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Especializado em gestão de contratos e custos de manutenção hospitalar trabalhando com dezenas de fornecedores nacionais. Experiência no setor de infraestrutura tendo coordenado a instalação de dezenas de equipamentos de pequeno, médio e grande porte.
Lúcio Flávio de Magalhães Brito
Lattes
Graduado em engenharia mecânica, pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho e em administração hospitalar e sistemas de saúde. Cursa programas de pós-graduação em engenharia biomédica. A partir de 1987, atuou em diversos hospitais e suas estruturas, tanto no Brasil como no Exterior. Possui certificação internacional em engenharia clínica participando do programa de recertificação, em duas organizações internacionais distintas (AAMI & ACCE). Possui experiência teórica e prática com emergências e desastres, tendo obtido parte delas, durante o curso de preparação de oficiais da reserva, obtendo a carta patente de 2º Tenente Engenheiro de Combate. Manteve contato com atividades de construção de pontes e estradas, comunicações, logística, saneamento, manutenção de armamento e veículos militares. Em sua atuação mais recente foi a construção e operação do Centro Hospitalar Covid-19 da Fiocruz/Instituto Nacional de Infectologia, onde foi responsável durante os primeiros seis meses de trabalho a viabilizar e garantir o funcionamento pleno de todos os equipamentos médicos e instalações deste hospital.
Mariana Brandão
Lattes
Engenheira Biomédica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em Engenharia Clínica pela UNICAMP e mestra em Engenharia Elétrica pela UFSC. Atualmente, doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora no Instituto de Engenharia Biomédica (IEB-UFSC).
Matheus Coelho
Lattes
Coordenador de Engenharia Clínica do Hospital BP Paulista localizado na cidade de São Paulo (SP). Experiências anteriores: Coordenador de Engenharia Clínica no Complexo Hospitalar Americas Medical City (UnitedHealth Group) – Rio de Janeiro (RJ) / Coordenador de Engenharia Clínica no Hospital São Francisco – Rio de Janeiro (RJ) / Engenheiro Clínico na empresa Rio Med – Rio de Janeiro (RJ). Mestre em Engenharia de Sistemas de Saúde pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (FEELT – UFU). Especialização em Engenharia Clínica pelo Instituto Israelita de Ensino Albert Einstein. Graduado em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (FEELT – UFU), onde realizou estágio em engenharia clínica / engenharia hospitalar no Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU-UFU) e desenvolveu trabalhos de iniciação científica remunerados e não remunerados no Instituto de Física (INFIS – UFU). Foi aluno de graduação sanduíche pela University of Noth Florida (UNF) em Jacksonville (FL) nos Estados Unidos (2014-2015). Intercâmbio realizado tento a Capes como instituição de fomento. Durante um período de um ano e quatro meses no exterior, estudou inglês, cursou matérias e realizou pesquisas diversas relacionadas à engenharia biomédica na área de biomecânica no Biomedical Manufacturing, Rapid Prototyping Laboratory (UNF). Estagiou na área de segurança do trabalho na empresa ODIFERRO segurança eletrônica LTDA. Possui experiência na área de engenharia elétrica, engenharia biomédica, processamento de sinais e imagens médicas, engenharia clínica, engenharia hospitalar.
Nathalia Mazotti
Lattes
Engenheira Biomédica formada pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Gestão e Engenharia da Qualidade e Engenharia Clínica. Foco, desenvolvimento e experiência no segmento de Engenharia Clínica, Metrologia em Saúde, Gestão e Qualidade em Saúde e tecnologias correlatas. Com mais de 10 anos de experiência na área, iniciei minha carreira em Empresa Junior, no ramo de Engenharia Biomédica. Atuei no Hospital das Clínicas de Uberlândia e posteriormente desenvolvi trabalhos na parte consultiva de processos e treinamentos na área de Engenharia Clínica e Metrologia, durante anos na empresa Arkmeds, referência em Soluções Técnológicas para Engenharia Clínica. Gerenciei o setor de Engenharia Clínica, atuando diretamente na gestão de 131 Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, Centro de Referências e Laboratórios de Análises Clínicas da Secretaria de Saúde de Goiânia, através da empresa Del Tecnologia. Atualmente, responsável pelo setor de Engenharia Clínica na empresa Ribertec Hospitalar, referência no ramo de Comercialização e Assistência Técnica de Equipamentos Médicos e Engenharia Clínica. Meu principal objetivo profissional é contribuir para uma evolução contínua do ramo da Engenharia Clínica, centralizando minha atuação no desenvolvimento da gestão de tecnologias médicas em Estabelecimentos de Saúde.
Pedro Raffa
Lattes
Biomédico Imagenologista, com Mestrado em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP. Título de Especialista em Imagenologia pela Associação Brasileira de Biomedicina. Especialização em Imagenologia pela Faculdade Unyleya. Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Docente no Curso de Especialização para Médicos do Instituto Internacional em Saúde-IIESAU. Coordenador da Residência Biomédica em Diagnóstico por Imagem – IIESAU. Coordenador do curso Tecnologia em Radiologia – IIESAU Gerente Corporativo de Práticas Biomédicas – Medicina Diagnóstica – Grupo Hapvida.
Thainá Lima
Linkedin
Engenheira biomédica e técnica em mecatrônica (CREA ativo de ambos os títulos), com amplo conhecimento da área técnica em healthcare, atuando diretamente com equipamentos de diagnóstico por imagem e automação laboratorial, tendo relacionamento direto com clientes (grandes clínicas e hospitais de todo o Brasil) e profissionais do setor. Além disso, tenho habilidades computacionais e administrativas adquiridas em atividades corporativas, tratando com clientes internos/externos, gerindo o inventário de equipamentos da América Latina, desenvolvimento de ferramentas e processos como analista comercial e de trade marketing.
Walef Carvalho
Lattes
Técnico em eletrônica com ênfase em automação e controle, 2013, pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Curso de Engenharia Biomédica pelo Inatel (2014-2018). Possui participação em congressos nacionais e internacionais no âmbito da engenharia biomédica com publicação de artigos científicos e publicação em revistas da área. Foi monitor da disciplina de equipamentos médicos por 3 anos. Estágio curricular na universidade Jade Hochule na Alemanha no departamento de microfluido e apresentação de trabalho na Organização Mundial da Saúde, em Genebra. Realizou estágio curricular em engenharia clínica; experiência em certificação e regulamentação de equipamentos médico-hospitalares no setor de cardiologia e já foi estagiário em especialista de produtos pela Philips Medical focado em arcos cirúrgicos e hemodinâmica, além de ser premiado nacionalmente e internacionalmente em feiras com projetos de tecnologia assistiva, neuroinformática e biologia molecular. Atualmente, acadêmico do 5° ano de Medicina na Universidade Nove de Julho.
Explore o que você vai estudar.
Módulo I – Introdução à Engenharia Clínica
História, Mercado e Tendências
- História
- Mercado de Trabalho
- Tendências
- Responsabilidades e Habilidades
Anatomia e Fisiologia Humana para EC
- Sistema Nervoso;
- Sistema Cardiovascular;
- Sistema Digestivo;
- Sistema Urinário;
- Sistema Esquelético;
- Conceitos Básicos de Biomecânica.
Módulo II – Tecnologias Aplicadas
Tecnologias Aplicadas ao Centro Cirúrgico
- Mesa Cirúrgica;
- Foco Cirúrgico;
- Aparelho de Anestesia;
- Unidade de Eletrocirurgia;
- Outras Tecnologias (Robô Cirúrgico, Videocirurgia, Salas Híbridas, Aspirador Cirúrgico, Bomba de Seringa, Neuronavegador, Laser Urológico, Microscópio Cirúrgico, entre outros).
Tecnologias Aplicadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
- Cama hospitalar;
- Ventilador Pulmonar;
- Bomba de Infusão;
- Cardioversor e Desfibrilador;
- Monitor Multiparamétrico;
- Incubadora Neonatal;
- Eletrocardiógrafo;
- Outras Tecnologias (Aparelho de Hemodiálise – RDC 11 de 2014), Balão Intraórtico, Bomba Enteral, Monitor de PIC, entre outros)
Tecnologias Aplicadas à Limpeza e Esterilização (CME)
- Autoclaves;
- Termodesinfectoras;
- Lavadora Ultrassônica;
- Lavadora de Endoscópio;
- Outras tecnologias (Seladoras, Secadoras de Traquéia, Osmose Reversa, Aplicações da RDC 15/2012)
Tecnologias Aplicadas ao Diagnóstico por Imagem
- Raio-X (Fixo e Móvel);
- Mamografia;
- Tomografia Computadorizada;
- Ressonância Nuclear Magnética;
- Ultrassom;
- Densitometria Óssea;
- Sistemas de Endoscopia.
Tecnologias Aplicadas ao Diagnóstico Laboratorial
- Analisador Bioquímico;
- Analisador Imunológico;
- Analisador de Gases;
- Outras tecnologias.
Módulo III – Gestão, Infraestrutura e Segurança.
Liderança e Gestão
- RDC 509/2021 (Dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde);
- Incorporação Tecnológica;
- Indicadores;
- Metrologia;
- Gestão de Contratos;
- Programas de Acreditação / Qualidade;
- Gestão de Recursos Humanos / Engenharia de Fatores Humanos;
Infraestrutura Hospitalar
- Elétrica / NBR 13534
- Gases Medicinais / NBR 12188;
- Site Planning;
- Refrigeração e Climatização / NBR 7256
- Redes / Tecnologia da Informação (PACS, HIS, RIS, Servidores);
- RDC 50 de 2002 (Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde);
- Arquitetura e Humanização
Gestão de Riscos e Segurança Ocupacional
- Normas Regulamentadoras Aplicáveis ao EAS;
- PGRSS;
- Radioproteção e RDC 611/022;
- Tecnovigilância
Módulo IV – Atividades Complementares
Certificação e Registro de Tecnologias em Saúde
- Segurança e Eficácia;
- Classificação de Risco;
- Autorização de Uso.
Palestras e Eventos
Durante o curso de pós graduação, serem convidados profissionais para realizações de palestras, “lives” e apresentações de tecnologias específicas, inovações em saúde e outros tópicos pertinentes ao curso, presenciais ou virtuais no intuito de complementar a bagagem de aprendizado.
Trabalho de Conclusão de Curso (Opcional)
Apresentação de TCC