Residência Biomédica em Diagnóstico por Imagem

Residência

2160 Horas

Ênfase em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

Em nossa Residência Biomédica em Diagnóstico por Imagem, proporcionamos uma formação sólida, reunindo teoria e prática, com muitas discussões de casos para aperfeiçoar o conhecimento prático em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Realizado em parceria com:
parceiros-residencia-biomedica-2021

Apoio:
crbm-apbm

Oportunidade para ocupar vagas nos grandes centros de diagnóstico por imagem do país.

A Residência Biomédica gerida pelo IIESAU prepara profissionais para suprir a grande carência de biomédicos que saibam utilizar qualquer método das novas tecnologias de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, tanto na área técnica quanto nas áreas teórica e prática.

Fazer a Residência Biomédica gerida pelo IIESAU significa mais oportunidade para ocupar uma vaga em um dos grandes centros de diagnóstico por imagem do país, que utilizam alta tecnologia.

Residência biomédica qualificada.

  • Primeira residência biomédica em radiologia e diagnóstico por imagem do interior do São Paulo;
  • Com biomédicos qualificados e equipe médica altamente especializada;
  • Título de especialista em diagnóstico por imagem em caráter vitalício;
  • Coordenada por membro da Comissão de Imaginologia do CRBM – Conselho Regional de Biomedicina/Primeira Região;
  • A residência conta o apoio do CRBM – Conselho Regional de Biomedicina;
  • Duração: 1 ano.
residencia-biomedica-em-diagnostico-por-imagem-mais-oportunidades-2021
residencia-biomedica-em-diagnostico-por-imagem-centros-diagnosticos
residencia-biomedica-em-diagnostico-por-imagem-coordenador

Centros de diagnóstico por imagem onde você vai se especializar.

centro-diagnostico-documenta

Documenta
Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem

Importante Centro de Diagnóstico por Imagem do país equipado com alta tecnologia. É reconhecida nacionalmente na área de ensino em radiologia e diagnóstico por imagem, sendo a primeira do interior do estado de São Paulo a oferecer residência biomédica na referida área. É um dos maiores grupos de serviços de diagnóstico por imagem do estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto, possui 4 unidades, sendo uma delas anexa ao Hospital São Francisco, que faz parte de um dos maiores grupos de saúde do estado de São Paulo. Além de residência biomédica, oferece especializações/ aperfeiçoamentos médicos reconhecidas nacionalmente.

centro-diagnostico-med

São Lucas
Medicina Diagnóstica

É um dos centros de diagnóstico por Imagem mais inovadores de Ribeirão Preto. Se destaca por sua tecnologia atual, equipe médica de especialistas reconhecidos e seu pioneirismo em trazer para Ribeirão Preto, um centro de excelência médica, equipamentos de ponta e exames inovadores como angiotomografia das coronárias, elastografia hepática e Tomografia TCDE – Tomografia Computadorizada de Dupla Energia. Uma de suas unidades está anexa ao Hospital São Lucas, um dos maiores hospitais da cidade, que possui certificação internacional de qualidade.

centro-diagnostico-ser-imagem

Ser Imagem
Centro de Diagnóstico

A Ser Imagem está equipada com mamógrafos e Raios X digitais, tomógrafo, ultrassons, ultrassom com a tecnologia 3D e 4D e angiografia digital. Seu sistema PAC’S – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagem – distribui digitalmente as imagens diagnósticas. Isso significa agilidade na entrega de resultados e o armazenamento das imagens com 100% de qualidade.
A Ser Imagem, desde sua fundação, tem por objetivo oferecer para a região de Sertãozinho acesso a exames de imagem com tecnologia atual e a segurança de suporte hospitalar para exames contrastados ou com sedação.

centro-diagnostico-lumina

Lumina
Imagens Médicas

A Lumina está equipada com aparelhos de Raios-X digitais, ressonância magnética, tomógrafo e ultrassom. Nossa equipe médica especializada está preparada para oferecer um atendimento diferenciado.
O diagnóstico por imagem é um dos melhores meios de tratar pacientes sem nenhum efeito colateral prejudicial e capaz de analisar ossos, órgãos, músculos, tendões, nervos e cartilagens, sem a necessidade de cirurgia ou outros procedimentos invasivos. Realizamos os exames de Mamografia, Punções e Biópsias, Radiologia Contrastada e Geral, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia e Ressonância Magnética.

Carga Horária:

A residência biomédica conta com uma carga horária de 2160 horas, sendo 20% teórico-práticas e 80% práticas, distribuídas em 36 horas com uma folga semanal.

Conteúdo programático:

  • Anatomia e Patologia Humana Correlacionada a Imagem
  • Bases Físicas da Ressonância Magnética
  • Bases Físicas da Tomografia Computadorizada
  • Protocolos de Técnicas em Ressonância Magnética
  • Protocolos de Técnicas em Tomografia Computadorizada
  • Gestão em Diagnóstico por Imagem: Fluxo, Segurança e Humanização de Pacientes
  • Atividades Práticas nos Equipamento de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e – – Estações de Pós Processamento de Imagens

Objetivo:

Capacitar biomédicos para atuarem em um mercado em constante transformação, onde os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes e os diagnósticos tornam-se cada vez mais precisos.

Público-alvo

Biomédicos com:

  1. Diploma ou certificado de conclusão da graduação em Biomedicina e;
  2. Registro do Conselho Regional de Biomedicina.

Documentos legíveis para matrícula:

  • RG e CPF ou CNH atual;
  • 1 foto 3×4 recente;
  • Diploma ou certificado de conclusão da graduação em biomedicina (cópia autenticada);
  • Registro do Conselho Regional de Biomedicina;
  • Currículo (serão analisados somente os currículos dos aprovados para a 2ª fase).

Coordenador:

Pedro Henrique Raffa de Souza – CRBM 6221
Biomédico Imagenologista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto-SP. Mestrado em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto-SP / UNAERP. Título de especialista em Imagenologia pela Associação Brasileira de Biomedicina. Coordenador da Residência Biomédica em Diagnóstico por Imagem – IIESAU – Ribeirão Preto – SP.
E-mail: pedro.raffa@iiesau.edu.br
CURRÍCULO LATTES

Responsável

Lucas Giansante Abud, MD, PhD
Especialização em Neurorradiologia Diagnóstica no Serviço de Radiodiagnóstico do Departamento de Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMRP – USP. Especialização em Neurorradiologia Diagnóstica no Groupe Hospitalier Pitié-Salpetrière – Hôpitaux de Paris / França. Doutorado direto em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Especialista e Membro Titular da Sociedade Paulista de Radiologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica, filiados à Associação Médica Brasileira. Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Radiologia.
E-mail: lucas.abud@iiesau.edu.br
CURRÍCULO LATTES

Certificado:

Certificado digital de participação será emitido pelo Instituto Internacional de Estudos em Saúde.